domingo, 30 de maio de 2010

Computer-Aided Engineering (CAE)

O CAE (Computer-Aided Engineering) é um processo que minimiza os esforços braçais de um engenheiro, sendo uma ferramenta poderosa para redução de custos, e minimização de tempo para o lançamento de um projeto. O CAE consiste na analise e avaliação do projeto da engenharia usando técnicas computacionais para calcular a operacionalização e a funcionalidade do produto.


O sistema tem grande flexibilidade para atuar nas mais diferentes áreas da engenharia; pode determinar custos e falhas na realização de um projeto, assim como a pré-visualização de um produto, em processos 2D e 3D.

Como ponto negativo, nem sempre é possível realizar todos os testes necessários para garantir a qualidade do produto, então ainda é importante a construção de protótipos.

Muitas ferramentas do CAE se integram facilmente as ferramentas do CAD (Computer-Aided Design), que consegue desenhar de forma plana e tridimensional. Em 1962, tivemos o primeiro trabalho gráfico em três dimensões, em 1970 a padronização das linguagens gráfica e técnicas computacionais para 3D, e em 1980 os softwares foram ligados diretamente a produção. Mas o CAE ainda não se integra bem a ferramentas como o CAM (Computer-Aided Manufacturing), que auxilia diretamente no envio de dados para a produção.

Os sistemas de CAE/CAD/CAM estão cada vez mais acessíveis, devido à grande importância que estão tendo, deixando o engenheiro mais preocupado com o projeto e o produto, do que com a parte operacional.